sábado, 24 de abril de 2010

Aventura Especial: Socorro - SP Aventura Especial: Socorro - SP


Ministério do TurismoBrasil: Um País de Todos
Domingo, 25 de Abril de 2010

Original em : http://www.copa2014.turismo.gov.br/promocional/roteiros/aventura_especial_socorro.html

         Um paraíso do ecoturismo e do turismo de aventura encravado na Serra da Mantiqueira. Essa é a cidade de Socorro, integrante do Circuito das Águas Paulista, por possuir inúmeras fontes de águas minerais e propriedades medicinais. Além de todas as atrações naturais, a cidade ainda possui um considerável patrimônio histórico e cultural.
Outra coisa que merece destaque: o cuidado e o planejamento para as pessoas com deficiência. Numa iniciativa pioneira, o projeto Aventureiros Especiais, desenvolvido pela ONG Aventura Especial em conjunto com o Ministério do Turismo, criou diversas modalidades de turismo de aventura para esse público. Em decorrência dessas ações, outros projetos surgiram, como é o caso do projeto Socorro Acessível, que promoveu a adaptação de calçadas e edifícios públicos, proporcionando o acesso desses turistas com deficiência aos principais pontos da cidade. Essas iniciativas e a oferta de equipamentos adaptados para a prática do turismo de aventura deram um diferencial para Socorro, tornando-a assim uma referência no Brasil no segmento aventura especial.

Socorro
          Além do turismo de compra, o visitante tem acesso a uma vasta riqueza natural, onde é possível conhecer Centro de Turismo Rural Campo dos Sonhos e aproveitar o segmento de turismo de lazer, com várias modalidades de esportes radicais como o rafting, boia-cross, canyoning, trilhas, mountain biking, trilhas de jeep, asa delta, trike, etc.

Fonte Mtur

quinta-feira, 15 de abril de 2010

SETA 2010: Turismo de Aventura em debate




Evento acontece hoje e amanhã, incluindo nas discussões o segmento de aventura especial

Socorro/SP (15/04/2010) – A cidade paulista de Socorro, destino referência no segmento de aventura especial, recebe nos dias 15 e 16 de abril o I Seminário Estadual de Turismo de Aventura – SETA 2010. O evento contará com palestrantes do Ministério do Turismo (MTur), da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado.
As palestras serão realizadas no Auditório do Centro Administrativo Municipal de Socorro. Os participantes farão visitas técnicas ao Parque dos Sonhos, complexo que reúne atividades de aventura em meio à natureza. O parque tem como diferencial a oferta de atividades adaptadas a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, atuando de acordo com padrões e normas da ABNT.
O SETA visa disseminar a boa prática segura do Turismo de Aventura para todos os tipos de turistas e em todas as cidades que operam esse segmento de turismo em São Paulo. Com o intuito de sensibilizar e capacitar atores locais e estaduais, o seminário irá proporcionar o conhecimento e promover a integração para troca de experiências entre as cidades do Estado.
Socorro está entre os dez destinos turísticos brasileiros que fazem parte do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos. Por meio do projeto, a Estância Hidromineral está sendo estruturada para se tornar referência no segmento Aventura Especial. De 2006 a 2008, o MTur destinou R$ 1,73 milhão para obras de infraestrutura turística, cursos de qualificação profissional, adaptações em passeios, dentre outros.
A cidade também está inserida no programa Aventura Segura, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Sebrae. O programa é voltado para o fortalecimento, qualificação e estruturação do Ecoturismo e Turismo de Aventura no Brasil.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

Palestra Gratuita na REATECH Sexta feira dia 16/04/2010


16 de Abril de 2010 - AUDITÓRIO EXPOSITORES - 03

17h00 às 18h00

 
Palestra: Turismo de Aventura Especial
DADÁ MOREIRA, formado em direito, jornalismo e fotógrafo profissional e há 14 anos sofre com o sintomas de Ataxia (SCA7), problema neurológico que afeta o equilíbrio, a coordenação motora fina, fala e visão, conta como a ONG Aventura Especial iniciou o pioneiro trabalho de inclusão da pessoa com deficiencia no Turismo de Aventura e recebeu o reconhecimento do Ministério do turismo como segmento Turismo de Aventura Especial.

Dadá Moreira fará nessa palestra uma chamada para o lançamento do seu livro "Turismo de Aventura Especial"


 

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Turismo adaptado é tema de livro

Lançamento acontecerá entre os dias 15 e 18 de abril no Centro de Exposições Imigrantes
Ver original em:  http://www.adventurefair.com.br/novo/noticias/destaques.asp?id=252



Dadá Moreira, um dos responsáveis pelo atual foco da Adventure Sports Fair na questão da acessibilidade, lançará o livro Turismo de Aventura Especial: História do Turismo de Aventura Adaptado na feira Reatech (Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade), que acontecerá entre os dias 15 e 18 de abril no Centro de Exposições Imigrantes.
Na obra, Dadá conta como a superação de limites em contato com a natureza tornou-se o principal meio de reintegração social e reabilitação na luta contra sua deficiência e como “Aventura Especial”, mais que o nome da ONG, passou a denominar um novo segmento turístico, hoje tido pelas políticas do Ministério do Turismo como prioritário para o desenvolvimento e promoção nacional e internacional. Na segunda parte, traz um guia ensinando como atender e adaptar as atividades de aventura.
Desde sua primeira edição a Adventure Sports Fair se preocupa com a inclusão de pessoas com deficiência nos esportes de aventura. Em 2005 conheceu o trabalho da ONG Aventura Especial e, desde então, apóia seu projeto de acessibilidade.
No último ano, a feira realizou diversas ações para facilitar a visitação de deficientes, tais como entrada preferencial, bilheterias com balcões mais baixos para cadeirantes, mesas apropriadas na praça de alimentação, banheiros adaptados, vagas reservadas no estacionamento, telefones acessíveis, serviço de táxi adaptado e intérpretes de libras em horários determinados. Além disso, piso tátil alerta/direcional foi utilizado para indicar a presença de mapas táteis.
O evento contou, também, com sinalizações em braile, mostra de equipamentos apropriados, como telefones para surdos (TPS) e despertadores, e áreas às ONGs relacionadas ao tema. Por fim, houve a adaptação de algumas atividades, criando a tirolesa acessível, o caminho de trilha para cadeirantes, os passeios de charrete e bike adaptados e o sorteio de curso de navegação para treking.
Mais informações sobre a ONG no site www.aventuraespecial.org.br

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O SETA contará com palestras e visitas técnicas visando disseminar a boa prática e a prática segura do Turismo de Aventura para todos os tipos de turistas e em todas as cidades que operam esse segmento de turismo no Estado de São Paulo

Notícias


5/4/2010
Fonte: http://www.cidadespaulistas.com.br/not/not.asp?c=4447
Socorro: 1º Seminário Estadual de Turismo de Aventura de Socorro

Dias 15 e 16 de Abril de 2010 no Auditório do Centro Administrativo Municipal de Socorro – Av. José Maria de Faria, 71 – B. do Salto – CEP 13960-000
Programação do evento:
15/04/10 – 08h30 – Confirmação de Inscrição e distribuição dos crachás 09h00 - Cerimônia de abertura no Auditório do Centro Administrativo Municipal de Socorro / SP. 09h30 – Palestra pela ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura com o tema – Programa Aventura Segura; 10h30 – Coffee Break; 11h00 – Palestra pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas com o tema – Normas em Turismo com destaque para as normas que atingem o segmento de Turismo de Aventura; 12h00 – Almoço Livre; 14h00 – Palestra sobre elaboração de projetos para a SELT – Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo; 15h00 – Palestra sobre Leis Municipais voltadas ao Turismo com destaque ao segmento do Turismo de Aventura; 15h30 – Coffee Break 16h00 – Debate sobre a situação atual do Turismo de Aventura no Estado de São Paulo; 17h00 – Encerramento do Primeiro dia com noite livre; 16/04/10 – 09h00 – Palestra sobre o Projeto Aventureiros Especiais 10h00 – Case de Sucesso – A Experiência de Socorro; 10h30 – Coffe Break 11h00 – Encerramento das Palestras 11h30 – Saída para Almoço 12h30 - Visita Técnica no Parque dos Sonhos (Parque que além das atividades adaptadas, atua nos padrões e normas da ABNT) 15h30 – Encerramento da visita e do seminário.
II – METAS A SEREM ATINGIDAS:
Trazer para o SETA em Socorro as cidades paulistas que atuam ou pretendem atuar no segmento de Turismo de Aventura com a meta de sensibilizá-los sobre a importância da prática segura do Turismo de Aventura para o desenvolvimento do Turismo nas cidades alvo e fazendo assim que o Estado de São Paulo ganhe um destaque Nacional no segmento. Estarão disponíveis para o evento 200 vagas, podendo chegar até no máximo a 250 vagas, sendo 60% voltada a agentes públicos e 40% a entidades privadas, sendo a ordem de inscrição o critério de seleção. No caso de desistência, as inscrições seguintes serão aceitas.



Objetivos específicos:
1. Sensibilizar Prefeitos e Secretários de Turismo das cidades sobre a importância da Prática segura do Turismo de Aventura; 2. Capacitar os Prefeitos e Secretários de Turismo sobre os aspectos legais da prática do segmento do Turismo de Aventura; 3. Capacitar os Prefeitos e Secretário a elaboração correta das propostas projeto para as SELT; 4. Proporcionar conhecimento com a realidade de case de sucesso; 5. Promover integração entre as cidades para facilitar a troca de experiências; 6. Promover condições para que o Estado de São Paulo ocupe um lugar de destaque no cenário nacional, no segmento de Turismo de Aventura;

Telefones úteis: • Rodoviária (19) 3895-1746 • Departamento de Turismo (19) 3855-9634 • Táxi (19) 3895-1289 / 3895-1262 / 3895-1364 / 3895-5088.
Favor fazer inscrição pelo site: www.socorro.sp.gov.br/inscricao até dia 12/04
Autor: Elaine Papoy

Fonte: Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo

Turismo de Aventura Especial: livro conta a história do novo segmento que oferece atividades de aventura para pessoas com deficiência

O jornalista e fotógrafo Dadá Moreira lançará na feira Reatech o livro “Turismo de Aventura Especial – História do Turismo de Aventura Adaptado”, onde conta como a superação de limites em contato com a natureza tornou-se o principal meio de reintegração social e reabilitação na luta contra sua deficiência e como “Aventura Especial”, mais que o nome de da Ong, passou a denominar um novo segmento turístico, hoje tido pelas políticas co Ministério do Turismo como prioritário para desenvolvimento e promoção nacional e internacional. Na segunda parte, traz um GUIA ensinando como atender e adaptar as atividades de aventura.
Aos 30 anos, debilitado pelos sintomas de uma doença degenerativa sem cura chamada ataxia – que compromete a coordenação motora, fala e visão - Dada viu sua vida pessoal e profissional se desmoronar, mas decidiu dar a volta por cima, buscou recondicionamento físico e começou a encarar os desafios dos esportes de aventura. “Foi um novo horizonte que se abriu. Voltar a sentir prazer com o corpo, a interagir com as pessoas e superar limites resgatou minha auto-estima e se tornou uma fisioterapia natural. Recuperei movimentos e funções que a medicina tradicional dizia serem impossíveis de se recuperar. Retribuo muito disso à reabilitação psicológica que as atividades de aventura oferecem a uma pessoa que havia perdido as esperanças, como eu.”, declara.
Depois das primeiras experiências, ao procurar serviços especializados e constatar que não havia nenhum tipo de referências sobre adaptações em atividades de aventura e ecoturismo, criou a Ong Aventura Especial, uma iniciativa de sensibilizar a indústria do turismo para a questão da acessibilidade, estudar formas de adaptar as modalidades para pessoas com diversas deficiências e fomentar um nicho de mercado até então inexplorado.
Em 2005 o Ministério do Turismo, reconhecendo as necessidades de profissionalização e desenvolvimento do setor, apoiou o “Projeto Aventureiros Especiais”, criado e realizado pela Ong, e em 2009 reconheceu o “Turismo de Aventura Especial” como novo segmento.


VIII Reatech – Feira Internacional de Tecnologias de Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Data: 15 a 18 de Abril de 2010

Local: Centro de Exposições Imigrantes

Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 - São Paulo – SP
Horários: Quinta e Sexta das 13hs às 21hs/Sábado e Domingo das 10hs às 19hs.
Visitação Gratuita
http://www.reatech.tmp.br/
Mais Informações para a imprensa:

Vanessa Rodrigues Bastos

(11)9574-9265

htpp://aventuraespecial.org.br