segunda-feira, 22 de março de 2010

Venda de pacotes cai com caos aéreo, mas operadoras mantêm otimismo

Ver original http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2007/04/05/295250440.asp
Carla Campos, do Diário de São Paulo
05/04/2007

SÃO PAULO - Com o caos aéreo, já chega a 40% a queda na venda de pacotes turísticos. Os destinos mais prejudicados são Nordeste, Rio de Janeiro e Pantanal (MS). Mas o setor se mantém otimista e lançou pacotes e serviços para 2007 e 2008, durante o "27 Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo)". O evento aconteceu na semana passada em São Paulo, onde reuniu 110 expositores, recebeu mais de dois mil agentes de viagens e gerou R$ 3,4 milhões em negócios.
Segundo o presidente da entidade, José Zuquim, o volume de negócios vem caindo por conta dos recentes problemas enfrentados nos principais aeroportos do Brasil. A crise aérea estimula os brasileiros a procurarem pelo turismo informal. As mudanças no comportamento do mercado também estão relacionadas com o dólar mais baixo e a expectativa de uma temporada mais forte de cruzeiros marítimos.
Contra a crise, Zuquim acredita que a solução seja buscar o desenvolvimento de produtos alternativos e trabalhar com inteligência comercial. Várias novidades em pacotes e serviços foram apresentadas na feira (confira algumas no quadro abaixo). Mas o que chamou a atenção do público foi a presença da ministra do Turismo, Marta Suplicy.
Empossada no dia 23 de março, Marta assumiu o lugar ocupado por Walfrido dos Mares Guia, hoje ministro das Relações Institucionais. Ao encontrar Dadá Moreira, membro da ONG Aventura Especial, a ministra acabou destacando a importância da inclusão de deficientes nos esportes radicais. Moreira é um dos maiores exemplos de que é possível praticar esportes mesmo com limitação física. Ele tem 41 anos e há 11 anos começou a sentir os sintomas da ataxia (doença neurológica).
Veja a seguir alguns lançamentos anunciados na Braztoa:
COSTA CRUZEIROS- O Banco Fibra, em parceria com a Costa Cruzeiros, começa a financiar viagens de navio com taxas de juros mais baixas e parcelamento em até 40 vezes. Os beneficiados pela parceria, por enquanto, são os aposentados e os pensionistas do INSS, além dos servidores públicos. Mais informações no site da Costa Cruzeiros .
ARUBA - A ilha caribenha, que tem no turismo 85% de sua arrecadação, promete investir em melhorias de infra-estrutura nos hotéis, aeroporto e terminal de cruzeiros. O investimento deve chegar a US$ 350 milhões. Mais detalhes no
site oficial do destino .
AVENTURA ESPECIAL - Vale a pena conhecer o trabalho da ONG Aventura Especial, que trabalha para viabilizar a prática de esportes radicais para deficientes. O projeto de transformar Socorro (SP) numa cidade modelo, segundo Dadá Moreira, um dos fundadores da ONG, já está quase concluído. Com isso, Socorro vem servindo de exemplo para outras cidades e países. Consulte o site da entidade .
VAI BRASIL- O projeto surgiu com o intuito de incentivar o brasileiro a conhecer o país. Dessa forma, procura oferecer pacotes para os mais diferentes destinos em épocas de baixa ocupação, quando os preços caem. A novidade agora é a parceria para incluir transporte rodoviário no programa. Informações no site .



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário