sábado, 20 de março de 2010

MTur investe em projeto de inclusão para deficientes

16/08/2007

O Ministério do Turismo investiu R$ 418 mil na implantação do projeto Aventureiros Especiais. Uma
iniciativa que tem por objetivo incluir e permitir que pessoas com qualquer tipo de deficiência visual, auditiva, amputados, paraplégicos e tetraplégicos  possam praticar esportes radicais como o rafting, tirolesa, bóia cross, aquaride e cascading.
O projeto, dirigido pela organização não governamental Aventura Especial, foi implantado a partir de 2005 no município de Socorro, no interior de São Paulo, a 132 quilômetros da capital, numa região que reúne as condições para a prática do turismo de aventura.
O presidente da Aventura Especial, Dadá Moreira, conta que o projeto de inclusão de pessoas com deficiência no turismo de aventura permite o que antes era impensável: a prática de esportes radicais. Moreira está no Rio de Janeiro para divulgar o projeto durante os III Jogos Parapan-americanos, que terminam neste domingo (dia 19).
O projeto adaptou todos os equipamentos desses esportes. Hoje, um tetraplégico pode experimentar a sensação de descer uma corredeira com equipamento seguro, diz ele, que sofre de ataxia, doença que afeta o sistema neurológico e compromete a coordenação motora fina (visão, escrita, fala e movimentos dos membros).
Como o projeto tem dado bons resultados, permitindo a inclusão de um novo público, a infra-estrutura local passou a ser adaptada para receber novos esportistas com deficiência.  Socorro será a primeira cidade totalmente adaptada do Brasil. A rede hoteleira está se adaptando e todos os lugares terão acessibilidade. De roteiro turístico, o projeto Aventureiros Especiais contribuiu para a cidade se tornar um destino turístico adaptado que atrai cada vez mais pessoas com deficiência, conta Dadá Moreira.
Para o MTur, o tema da acessibilidade é transversal, ou seja, atende diversos segmentos, como o cultural ou o de ecoturismo. É importante que os equipamentos turísticos estejam preparados para o atendimento correto desse público. O projeto Aventureiros Especiais é muito importante para o MTur porque tem nos permitido aprender e, ao mesmo tempo, ganhar especialização no atendimento de pessoas com deficiência. E isso esperamos multiplicar para os demais destinos turísticos do Brasil, afirma Jurema Monteiro, coordenadora de Segmentação do MTur
ASCOM



Mais informaçõesTelefones Úteis
Fale Conosco
Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário