segunda-feira, 22 de março de 2010

ONG adapta esportes radicais para deficientes físicos

Terça, 7 de setembro de 2004, 14h04
Ver original http://www.surfespecial.com.br/conteudo/materias_detalhes.asp?cod=41

Agências de ecoturismo e esportes radicais começam a ampliar o mercado com os deficientes físicos. Entrando nessa onda e descruzando os braços, Dadá Moreira, formado em Direito e Jornalismo, montou a ONG Aventura Especial, que tenta provar que a deficiência não é obstáculo para a prática de rafting, pára-quedismo, alpinismo e tantas outras modalidades de esportes radicais. Segundo ele, hoje, no Brasil, são 24,5 milhões de portadores de deficiência. "Eles querem participar e nós provamos que todas essas atividades podem ser adaptadas".
Moreira conta que há pouco tempo, a ONG fez uma apresentação na Adventures Sports Fair, no Ibirapuera, em São Paulo. Segundo ele, foi um evento para mostrar o potencial que eles têm, no qual o Ministro Walfrido Mares Guia (Turismo) e a Ministra Marina Silva (Meio Ambiente) se mostraram muito sensibilizados. "Nossa ONG, agora com quase um ano, ainda tem muitas dificuldades". Moreira lembra que não há qualquer patrocinador para o projeto. A apresentação, diz ele, também serviu para mostrar essa nova proposta que visa a reabilitação física e psicológica através da prática de esportes.
O princípio básico da Aventura Especial é que ninguém pode ficar de braços cruzados esperando atitudes do governo. Moreira reconhece a dificuldade de uma primeira atitude e acredita que a maior é aquela que está dentro da cabeça. "Se a pessoa está com a unha encravada e acha que não pode fazer nada, ela não sai mesmo de casa", compara. "A nossa proposta traz um retorno muito grande, ajuda muita gente e não é nenhuma caridade".
Mais informações podem ser adquiridas no site: www.aventuraespecial.com.br Confira também no vídeo relacionado a esta matéria as imagens da apresentação da Aventura Especial na Adventures Sports Fair, em São Paulo


Um comentário:

  1. Boa tarde! Estou fazendo uma pesquisa de mercado, pois pretendo desenvolver algum produto do mercado esportivo para que facilite a prática de esportes para pessoas deficientes. Quem puder responder essa pesquisa, por gentileza, me informe através do e-mail juliana.greghi@gmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir