domingo, 21 de março de 2010

ONG incentiva turismo especial

Domingo, 6 de janeiro de 2008 9:46
Do Diário do Grande ABC
Montanhas, cachoeiras, cavernas, corredeiras. rapel, tirolesa, pôr-do-sol. esses cenários significam as férias perfeitas de muita gente. No que depender do jornalista Dadá Moreira, serão as férias dos sonhos dos deficientes também.
Moreira é o responsável pela ONG Aventura Especial, cujo objetivo é sensibilizar o ramo do turismo no sentido de adaptar seus produtos e serviços. A idéia é, também, incentivar as pessoas com deficiência a praticar atividades prazerosas e, principalmente, seguras.
Moreira sofre de ataxia espinocerebelar, doença degenerativa que afeta o equilíbrio, a fala e a coordenação motora. A inspiração para a criação da ONG veio da vontade de praticar esportes radicais.
“Conforme os sintomas foram se pontencializando, resolvi dar um basta”, lembra. “Vi que o tempo passava independentemente de eu estar triste ou alegre”, conta. O primeiro esporte radical praticado pelo jornalista depois da manifestação da doença foi o rafting.
O projeto de Moreira demorou cerca de dois anos para ficar pronto. “Viajei com uma equipe multidisciplinar de especialistas. Fomos levantando todas as necessidades de adaptação, como procedimentos, produtos, equipamente e também o atendimento”, explica. Para ele, não existe uma regra para as adaptações. “Cada tipo de deficiência tem uma necessidade”, diz.
A variedade de destinos é tão grande quanto a disponível para o turista convencional, com uma vantagem. Alguns pontos não- muito atrativos para o público em geral podem ser adaptados para o turista especial. Lagos sem profundidade e rios sem corredeiras podem ser transformados em atraentes áreas de lazer para pessoas com deficiência.
MERCADO - Para Moreira, o ramo do turismo adaptado deve expandir muito nos próximos anos. “No último censo, eram 25 milhões de deficientes. Se contarmos que cada um desses viajará com um acompanhante, imagine a quantidade de gente. Além disso, a procura por estes lugares é grande”, afirma.
Um destino já adaptado é a cidade de Socorro, no interior do Estado. De acordo com Moreira, o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos está completamente adequado para receber deficientes. No mesmo município, os deficientes contam com o Parque dos Sonhos. “É um parque de aventura que já tem diversas atividades adaptadas”, exemplifica Moreira.

Anote:
ONG Aventura Especial
Telefone: 7753-2230
Hotel Fazenda Campo dos Sonhos
Estrada dos Sonhos Km 6 – Socorro (SP)
Hotel adaptado para receber hóspedes com todos os tipos de deficiência
Telefones: (19) 3895 3161/3895 6388
Parque dos Sonhos
Estrada da Varginha, km 7 – Socorro (SP)
Atividades: tirolesa, arvorismo, rapel, escalada, pêndulo, caminhada, trampolim, bola maluca, canoagem
Telefone: (19) 3955 2870
Prefeitura de Socorro



Nenhum comentário:

Postar um comentário