sábado, 20 de março de 2010

Turismo e esporte de aventura para deficientes

Por Roberta Spiandorim

26/08/2006 - Atualizada às 15:34
Visite original: http://www.webventure.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/17837



Dadá Moreira, presidente da Aventura Especial

Foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br

1 Direto da Adventure Fair - A Adventure Sports Fair, feira dedicada ao esporte e turismo de aventura que acontece até amanhã na Bienal do Ibirapuera em São Paulo, atende a todos os tipos de aventureiros, como deficientes físicos.
Os interessados podem visitar o estande da ONG Aventura Especial, localizado no segundo piso da feira, para saber sobre a viabilidade e os benefícios da prática de esportes de aventura por deficientes.
De acordo com o censo de 2000, feito pelo IBGE, há no país aproximadamente 25 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 14,5% da população brasileira. “O investimento no turismo de aventura e ecoturismo para deficientes não é caridade, mas sim um bom mercado”, falou Dadá Moreira, presidente da ONG.
Segundo Moreira, o objetivo na feira é atrair tanto agências de turismo de aventura e ecoturismo quanto consumidores para a divulgação sobre a prática de tais atividades por deficientes, além de seus benefícios. “Os deficientes podem ser um ponto de união nas famílias”, completou. Ao olhar as pessoas que passavam na frente do estande, ainda perguntou: “Olha essas pessoas, tem tanta gente, por que os deficientes não estão aqui?”
Mais para deficientes - Outra presença na feira hoje foi de Silvio Zonato, do Refúgio Explorer, um centro de esportes de aventura que fica entre Encantado e Lajeado (RS). Silvio tem um trabalho de muitos anos com deficientes físicos e sensoriais, principalmente em rafting no Rio Guaporé.
Zonato faz um trabalho diferenciado e tem feito palestras em congressos e faculdades, como o Congresso Ibero-Americano de Acessibilidade no Turismo, que aconteceu em Canela (RS).

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?

    Adorei o blog! Gostaria de entrar em contato para lhe fazer uma proposta interessante para o site.

    Por favor, aguardo seu retorno.
    veronica.fassoni@gmail.com

    Grata, Verônica

    ResponderExcluir