sábado, 20 de março de 2010

Esporte - ONG inclui pessoas com deficiência no esporte de aventura

Ver original http://www.3in.org.br/Noticias_View.aspx?id=411&origem=noticias

Um programa que permite a prática de esportes de aventura por pessoas com deficiência vem sendo desenvolvido há cerca de dois anos, em São Paulo, pela organização não-governamental (ONG) Aventura Especial.
A ONG adaptou equipamentos e criou até mesmo sinais para que as pessoas pudessem compreender os comandos de atividades como rafting (descida de rios com corredeira em um bote inflável), tirolesa (travessia de um ponto a outro preso por uma corda), cavalgada e pára-quedismo.
"Para uma pessoa cega que vai fazer o rafting, dá-se um toque no braço direito e ela rema para a frente. Dois toques, e ela rema para trás", explica o idealizador do projeto e presidente da ONG, Dadá Moreira, que tem ataxia, distúrbio que afeta a visão, a fala e os movimentos dos braços e pernas.
Moreira citou ainda o colete salva-vidas feito para quem não consegue movimentar o corpo. "Se uma pessoa tetraplégica cair na água, o próprio colete a gira para cima, para que possa aguardar o resgate com segurança", disse ele.
Em parceria com o Ministério do Turismo, a Aventura Especial identificou e está adaptando locais da cidade de Socorro, interior de São Paulo, para a prática de esportes de aventura no ar, na água e na terra, com o objetivo de o município se tornar um modelo para o resto do país. De acordo com o ministério, o convênio foi de R$ 418 mil.
Segundo Moreira, o objetivo agora é adequar também a infra-estrutura da cidade para a recepção de mais praticantes com limitações. "A gente criou um novo destino turístico", disse Moreira. Segundo ele, o Brasil é pioneiro na iniciativa de adequar condições para a prática de esporte de aventura para pessoas com deficientes, o que pode atrair mais turistas estrangeiros ao país.
Moreira, que acompanhou os Jogos Parapan-Americanos no Rio, afirmou que agora tem um novo desafio: montar uma equipe de remo para tentar incluir a modalidade na próxima competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário