terça-feira, 23 de março de 2010

ONG AVENTURA ESPECIAL E MINISTÉRIO DO TURISMO IDENTIFICAM ADAPTAÇÕES PARA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TURISMO DE AVENTURA

Ver original http://www.bas.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=142&Itemid=113


A ONG Aventura Especial (www.aventuraespecial.org.br) trabalha para a inclusão de mais de 26 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, só no Brasil, no fascinante mundo do ecoturismo e do turismo de aventura.
O primeiro passo foi dado graças à realização do projeto Aventureiros Especiais, em convênio com o Ministério do Turismo, quando foram feitos vários testes de campo reunindo pessoas com deficiências física, sensorial, mental e múltipla. Entre eles, um amputado, um paraplégico, um tetraplégico, um visual, um surdocego, um com paralisia cerebral, um atáxico e um com Síndrome de Down. Todos praticaram modalidades de aventura, como rapel, rafting, tirolesa, bóia-cross, acqua-ride e off-road, com o intuito de apurar as necessidades de adaptações e condutas a serem seguidas pelos profissionais do turismo.
Acompanhados por uma equipe multidisciplinar de treze profissionais, entre integrantes da ONG Aventura Especial, fisioterapeutas, médicos e voluntários, foram levantadas as adaptações necessárias para viabilizar a prática das atividades por esse imenso público até então abandonado.
Além das adaptações físicas, como o desenvolvimento de uma cadeirinha para técnicas verticais e um colete e uma cadeira para o bote de rafting (específicos para pessoas sem mobilidade no tronco), também foram criados condutas e procedimentos de comunicação alternativa para interagir com as pessoas com deficiências sensoriais, antes e durante as atividades.
A formatação desse novo produto turístico adaptado representa um estudo de campo inédito, que fará do Brasil referência internacional de turismo de aventura adaptado, acredita o jornalista e fotógrafo Dadá Moreira, fundador e presidente da ONG.
Os testes foram realizados na cidade de Socorro, a 130 km da capital, que será o primeiro destino totalmente adaptado do país, servindo de modelo para que outros municípios se adaptem. Além das atividades e pontos turísticos, a estância também está adaptando sua infra-estrutura de produtos e serviços.
Com o objetivo de disseminar os conhecimentos adquiridos com todas essas experiências e implantar as adaptações em outros destinos, a Aventura Especial oferece palestras e cursos de capacitação para ensinar os procedimentos adequados para um receptivo que possa atender esse novo nicho de mercado com qualificação. Para solicitar basta enviar um e-mail para contato@aventuraespecial.org.br
Mais informações acesse: www.aventuraespecial.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário