segunda-feira, 22 de março de 2010

EXCLUSIVO: Aventura e contato com a natureza para pessoas especiais

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

25 / 07 / 2006
Ver original http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=25766

As aventuras ganham novos destinos e emoções, como a narrada pelo atleta praticante de escalada Sílvio Luiz Ferraz Batagini: “Me ajudaram a colocar o equipamento, passei magnésio nas mãos e logo estava escalando. O nervoso em instantes se transformou em adrenalina, o coração acelerou, a respiração ficou ofegante. Dominando agarra por agarra fui vencendo a via e com isso fui vencendo meus medos e meus próprios preconceitos”.
O relato poderia ser comum a qualquer iniciante, mas neste caso mostra a superação de limites de uma portador de necessidades especiais. “Quando se passa a ser deficiente adquire-se esses sentimentos negativos. Tudo o que é novo assusta e causa pânico”.
Sílvio, que teve a perna esquerda amputada depois de um acidente de moto em 2001, gostou da experiência vivida na academia e partiu em busca de novos desafios, passando a escalar também em rochas. “Superando as dificuldades da via, fui subindo, envolvido pela adrenalina, pela natureza e todos os seus sons - é a mistura perfeita. Não existia estresse, nem problemas do dia a dia, nem deficiência - era só eu a natureza e os meus limites, eu contra eu mesmo, sem ter de provar nada para ninguém. As pessoas não estão acostumadas a ver portadores de necessidades especiais praticando esportes radicais”.
Os relatos deste e de outros atletas com necessidades especiais fazem parte do acervo da ONG Aventura Especial, fundada pelo jornalista e fotógrafo Dadá Moreira, portador de ataxia – problema neurológico que afeta o equilíbrio, coordenação motora fina, fala e visão. Dadá descobriu os esportes adaptados e começou em casa a se recondicionar fisicamente. “Lembro-me que quando fui pedalar na bicicleta ergométrica, consegui fazer 15 segundos.” Um ano depois ele estava praticando rafting e escalada. “Queria mais, e pensei então num salto de pára-quedas. Hoje sei que a verdadeira limitação está na cabeça e não no físico. Esses esportes estimulam a auto-superação, o trabalho em equipe, o equilíbrio, coordenação, técnica e coragem. Enfim, um desafio para o corpo e a mente.”
A ONG visa proporcionar aos portadores de necessidades especiais as condições para a prática de esportes de aventura adequados às suas necessidades. São feitas adaptações em equipamentos de forma que não ofereçam riscos e não provoquem lesões. “Quero incentivar mais pessoas com dificuldades “aparentes” a ter uma vida normal e, principalmente, feliz. O ecoturismo e a prática de esportes na natureza, sem dúvida, são excelentes atalhos para encontrar esse estado de espírito”, destaca Dadá.
A ONG estabeleu um convênio com o Ministério do Turismo visando a adaptação dos esportes aos atletas especiais. Neste projeto foram selecionados doze atletas com diferentes limitações para a prática de rappel, off road, tiroleza, rafting e bóia cross ou aqua ride. As necessidades estão sendo avaliadas para a elaboração de normas de segurança e equipamentos necessários para a prática dos esportes.
Desde dezembro, a Aventura Especial realiza testes para qualificação da prática esportiva através de atividades de campo na cidade modelo criada em Socorro, em São Paulo, a 130 km da capital. Os esportes são praticados com acompanhamento especializado incluindo equipe médica e de fisioterapeutas, para encontrar as condições ideais para os atletas. A partir do momento que o formato ideal for estabelecido, deve-se estudar a comercialização de pacotes turísticos para o local.
O entretenimento especializado para portadores de necessidades especiais ganha cada vez mais espaço. Na capital paulista, foi inaugurado no início deste mês o primeiro parque urbano planejado para atender a este público. O estabelecimento conta com pistas de corridas e ciclovias adaptadas e canteiros aromatizados com plantas de diferentes texturas. É o ecoturismo praticado com inserção social. O Parque do Trote, situado na Vila Guilherme, na zona norte da capital paulista, funciona diariamente das 6h às 22h.


Sílvio Luiz: vencendo medo e preconceitos
(Foto retirada do site www.aventuraespecial.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário